terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Casa em Izumi

O mês está quase a acabar, mas vamos acabar com estrondo aqui no N.I.N.J.A. Samurai. Amanhã, ou melhor dizendo hoje, que já é tão tarde que é cedo, vou fazer outro post para além deste. Esse outro post é o retorno duma secção há muito esquecida aqui do blog: "O Código do Samurai". Nos primórdios desta casa, costumava fazer acompanhar cada entrada de um sub-capítulo no qual discutia o "O Código do Samurai" e o interpretava à minha maneira. Claro está, que não procurava nunca substituir o livro original em si, apenas dar um modesto vislumbre de como se poderia adaptar e aplicar os princípios deste último aos dias de hoje. (Aqui entre nós que ninguém nos ouve, se este blog fosse sobre cultura Italiana, falaria sobre "O Príncipe" de Niccolò Machiavelli; se fosse sobre cultura Chinesa, falaria da "Arte da Guerra", de Sun Tzu... mas é sobre o Japão e assim abordo "O Código do Samurai" ;)
Deixei de abordar este tópico, porque tornava os meus posts enormes. Mas a partir deste mês, passarei sempre a ter uma entrada mensal só para o Código. Oss!

Contudo, por agora, deixo-vos com mais um tesouro da arquitectura nipónica moderna, um projecto intitulado:


Casa em Izumi_Ohmiya


















"O arquitecto japonês Yo Shimada, dos Arquitectos Tato, completou recentemente “Casa em Izumi_Ohmiya”. A residência e atelier foi resultado duma reconversão de um armazém existente no Japão, na cidade de Osaka. Os habitantes são um jovem casal com interesse em Bouldering (um estilo de escalada sem corda que consiste em escalar pequenos (de altura não superior a 6 metros) blocos de pedra [boulders, em inglês] mediante um circuito que é denominado “problema” e cujo final exige geralmente manobras de grande exigência física e técnica. A primeira imagem do post corrente é exemplificativa desta prática que tem rapidamente ganhado adeptos pelo Japão a fora). O interior, anteriormente oco, foi preenchido com paredes e coberto com mecanismos que permitem praticar o hobby dentro da casa. A aparência externa da estrutura foi alterada com placas de aço galvanizado e de interior ondulado (corrugated plates), que dão mais resistência estrutural, e também geram uma protecção por isolamento, entre a parede original e a nova fachada, contra calor e água.
Um sistema de aquecimento de chão foi colocado sobre o cimento, para maximizar o condicionamento do ar interior dentro do espaçoso volume interno, absorvendo luz solar através das grandes janelas viradas a sul. Esse calor é então armazenado e libertado durante o dia. Os separadores velhos usados para isolar o edifício do contexto urbano circundante foram removidos e substituídos por um pátio exterior, fechado por uma cerca feita de placas, com o mesmo principio das de aço mencionadas acima, mas translúcidas. As zonas ao nível do chão, reservadas para sala de estar e de jantar oferecem uma bela vista da rua."
(O texto acima é uma tradução quasi-directa do texto no site que serviu de fonte a este post:
http://www.designboom.com/weblog/cat/9/view/19430/tato-architectsyo-shimada-house-in-izumi-ohimiya.html#.T0mLRIT1PKY.facebook )























(Nota: todas as fotos e imagens, excepto a primeira, são propriedade intelectual dos Arquitectos Tato. Copyright Satoshi Shigeta. Todas, incluindo a primeira, são aqui partilhadas em boa fé e apenas para veícular cultura e informação.)


Despeço-me desta volta com um mero "Até loguito", porque ainda espero fazer outro post antes do dia terminar...

Sem comentários:

Enviar um comentário