sábado, 24 de março de 2012

Calhaus, Samurais, Carl Sagan e Selecções...

SERÁ UM ASTERÓIDE?




SERÁ UM METEORO?







Por esta altura, senhoras e senhores, irmãs e irmãos, amigos de aquém e além mar, já terão compreendido que as imagens são de um fóssil... o MEU fóssil. Por isso, não se atrevam a dizer que a Evolução não é uma realidade à minha frente ou sujeitam-se às consequências... Lewis Black's style! Hey, eu avisei em posts anteriores que viria armado para esta entrada!

Este post já anda na minha cabeça há alguns meses, porque queria fazer uma entrada completamente diferente de todas as que já tinha feito aqui no blog. Mas demorou algum tempo a sair porque criar legendas, editar videos e fazer videos com legendas hardcoded (incorporizadas na imagem) neles eram conhecimentos que não possuía, além de ser trabalhoso fazer as próprias legendas e sintonizá-las com o video e afins. Como tal, foi um processo lento. Primeiro ia só colocar o primeiro video, porque tinha o Carl Sagan, figura da Ciência que muito me inspira, e samurais, sendo que a história que ele conta faz parte da História Japonesa (ligação ao blog que é essencialmente sobre cultura japonesa). Mas depois achei melhor colocar a explicação dos dois principais mecanismos da Evolução. Já que ia tocar o assunto, então quis levá-lo (não até ao fim porque a Teoria da Evolução ainda está a ser desenvolvida, como qualquer outro ramo científico) até uma conclusão. Essa conclusão é que a Evolução é uma realidade comprovável com provas empíricas. A brincadeira com o video do Lewis Black e com o fóssil, surgiu entretanto porque me lembrei de ter visto este espectáculo de stand up comedy há uns anos atrás, na televisão. Serve como uma reiteração pela sátira da ideia de que achar que a Evolução ainda não foi comprovada é simplesmente ridícula. Não resisti! ;)
Aproveito para vos sugerir o filme "Creation" de 2009, que vi pela primeira vez há uma semana e é soberbo. Elenco de primeiríssimo nível mundial, o filme trata o problema de consciência que Darwin teve há medida que foi compreendendo que as evidências naturais dos seus estudos pareciam contradizer a sua educação cristã e o Criacionismo. Isto também começa a trazer problemas no seu casamento, com uma mulher profundamente religiosa, bem como na educação dos seus filhos. Não vos vou dizer como acabou, vejam o filme. É excelente, soberbo mesmo!
http://www.imdb.com/title/tt0974014/ Já agora, sabiam que a espingarda do Darwin era portuguesa? :) É verdade! Soube disto em 2007, quando visitei a exposição sobre Darwin na fundação Gulbenkian. Bons tempos em que criávamos de tudo neste país. Até o pai da Evolução usava tecnologia portuguesa. Mas pronto, o cão do Obama é português... pode ser que haja algum consolo nisso! ahahaha
Signing off, pessoal, mas voltarei ainda este mês para vos falar de vampiros! `!´

Sem comentários:

Enviar um comentário